fbpx

Blog Gold

Os 12 arquétipos de Jung

Conheça os 12 arquétipos aplicados a empresas e marcas

Você sabe o que são arquétipos? Eles são como impressões que as pessoas, inconscientemente, possuem a respeito de algo ou alguém e que influenciam sonhos, fantasias e até seu comportamento.

Carl Gustav Jung, psiquiatra, psicólogo e fundador da psicologia analítica, passou boa parte de sua trajetória profissional estudando os arquétipos. Eles foram muito utilizados na antiguidade e continuam sendo usados. Podemos encontrar em diversas empresas e marcas arquétipos citados por Jung, como por exemplo:

Harley Davidson – Arquétipo do fora da lei.
Lego – Arquétipo do criador.
Disney – Arquétipo do mágico.
Jeep – Arquétipo do explorador.

Ao longo de um dia, temos contato com uma série de símbolos carregam essas esses arquétipos. Seja no trabalho, conversando com alguém ou vendo uma propaganda, eles estão sempre ali, trocando informações com a nossa mente e reforçando essas ideias.

Dividimos os 12 arquétipos de Jung em 3 posts para você acompanhar, se identificar e encaixar o seu negócio. Os primeiros 4 arquétipos você pode conferir a seguir

1 – O criador
Tem como lema de vida que tudo aquilo que pode imaginar, é capaz de realizar. Tem como desejo criar coisas que possuam um valor duradouro e seu maior medo é ser apenas mais um em meio à multidão. Este arquétipo também é chamado de artista, inventor, inovador, músico, escritor ou sonhador.

2 – O governante
Alguém que exerce poder e que gosta de ter controle sobre as coisas em qualquer área. Seu maior medo é ser derrubado e perder o poder. Também conhecido como chefe, líder, aristocrata, rei / rainha, político, modelo, gerente ou administrador.

3 – O cuidador
Seu grande desejo é ajudar as outras pessoas e, por isso, teme quando uma situação delicada se aproxima, porque deseja sempre o melhor para todos. É alguém que ama o próximo como a si mesmo e que tem medo de situações de egoísmo e ingratidão por parte de terceiros. Também é conhecido como santo, altruísta, pai, ajudante e apoiador.

4 – O indivíduo comum
É aquela pessoa que deseja pertencer a um grupo e que não gosta de ser diferente. Seu maior desejo é se conectar com os demais e, por isso, teme ser deixada de lado. Este arquétipo também é conhecido como o velhinho bondoso, o bom vizinho, o realista, o trabalhador e o cidadão de bem.

5 – O amante
Seu foco está em se relacionar com as outras pessoas e, por isso, valoriza a intimidade e a experiência. Tem como principal estratégia tornar-se um indivíduo cada vez mais atraente de forma física e emocional. Seu maior medo é estar só e não ser amado. O amante também é conhecido como parceiro, amigo e formador de equipes.

6 – O tolo
Deseja viver o momento ao máximo sem se preocupar com o que as outras pessoas irão pensar. Seu maior desejo é viver cada momento com prazer, sempre considerando que cada instante é único, e teme se sentir entediado ou entediar os outros. Também é chamado de: brincalhão e comediante.

7 – O herói
Esta é uma figura do conhecimento de todos e que está ligada à coragem. Seu maior objetivo é mostrar seu valor aos outros através de atitudes corajosas. Já seu grande medo é demonstrar vulnerabilidade. O arquétipo do herói também é conhecido como: salvador, vencedor, guerreiro e soldado.

8 – O rebelde
Um modelo totalmente avesso às regras, um indivíduo que vive de acordo com o que acredita, mesmo que seja totalmente contrário ao que a maioria segue. Seu grande objetivo é mudar as coisas que não funcionam mais, realizando uma verdadeira revolução. Seu maior medo é não conseguir agir para fazer isso acontecer. O rebelde também é chamado de: revolucionário, desajustado ou selvagem.

9 – O mágico
É um arquétipo que busca unir conhecimentos ocultos a religiões, ciência e tecnologia a fim de compreender o universo. Tem como maior objetivo transformar sonhos em realidade, porém, teme que atos não intencionais tragam consequências negativas. Também é chamado de inventor, visionário e curandeiro.

10 – O inocente
É um perfil que deseja a felicidade e acredita que é possível construir um mundo melhor para todos, em que todos possam ser quem desejarem. Para alcançar seu objetivo, procura sempre fazer o que é certo, por isso, tem medo de agir de forma errada e sofrer uma punição. O inocente também é chamado de ingênuo, utópico, romântico e sonhador.

11 – O explorador
Sua marca mais forte é a liberdade e a utiliza para se conhecer melhor e buscar novas formas de viver. Por conta desse desejo de explorar, teme se sentir preso e viver uma vida sem o novo. Para evitar que isso aconteça, está sempre em busca de novas experiências. O arquétipo do explorador também é chamado de andarilho e individualista.

12 – O sábio
É um indivíduo que deseja entender o mundo através da busca pelo conhecimento e da autorreflexão. Para isso, usa sua inteligência para analisar e entender as coisas. Seu maior medo é ser enganado ou viver na ignorância. O arquétipo do sábio também é chamado de estudioso, especialista, pensador, mentor e professor.

Conte para nós o que achou e com qual desses arquétipos a sua empresa se identifica e se isso condiz com o que a sua empresa propõe ao mercado. Deixe seu comentário 😉

logo-gold-clube-azul

Alavanque suas vendas e torne o seu varejo mais eficiente e lucrativo