Hoje comemoramos o Dia do Empreendedor. Para celebrar o dia, trazemos um case de sucesso do mundo das joias, Alânia Maria Silva Araújo, da Alânia Joias. Confira um pouquinho dessa história de garra, empreendedorismo, superação e fé.
A maçã sempre cai perto da Árvore…
Filha de comerciantes, nascida em Santana do Ipanema, interior de Alagoas, Alânia sempre teve o contato com vendas. Seu pai, com muito zêlo e ciúmes, evitava ao máximo o contato de Alânia diretamente na empresa.
Nora e sogro, o começo de uma parceria de sucesso…
Aos 15 anos, Alânia casou-se e foi mãe de gêmeas aos 16 anos. Seu, hoje, ex-sogro, também comerciante, a convidou a tomar conta de sua pequena loja de móveis na cidade. Lá, Alânia cuidava sozinha de tudo, desde a limpeza da loja e mercadorias até vendas e financeiro.
Talento nato, empreendedorismo e expansão…
Com seu talento nato para o negócio, em 3 anos a loja cresceu tanto, que seu ex-sogro ergueu um prédio de 3 andares para atender a demanda da loja. Com uma loja maior, onde tinha espaço agora para expor todos os produtos, Alânia percebeu a necessidade de incorporar a decoração para ajudar a vender os móveis. No final, ela vendia os móveis e toda decoração exposta.
A chegada da concorrência. O fim e o início de uma nova etapa…
Tudo ia muito bem até a chegada de uma marca de móveis reconhecida nacionalmente. Foi então que seu ex-marido decidiu fechar a loja e mudar de ramo.
Mulher, mãe, empreendedora e a volta ao tudo começou…
Nesse período Alânia engravidou novamente, e seu ex-marido decidiu abrir uma olaria. Com a recém-nascida, nossa protagonista volta a trabalhar no prédio onde vendia móveis, só que dessa vez vendendo tijolos. Fazendo todo o serviço da loja, Alânia foi crescendo e aos poucos a loja de tijolos se transformou em uma linda loja de materiais de construção.
O fascínio pelo ouro…
Tendo o tino para o negócio, Alânia criou uma outra loja dentro da loja de materiais de construção. Nessa loja ela vendia cama, mesa, banho, roupas masculinas, femininas, infantis, relógios e joias. Foi aí que as joias entraram de vez na vida de Alânia. Desde pequena, ela sempre teve um fascínio pelo ouro, e sempre que sua mãe lhe permitia, usava uma correntinha de ouro que era sua paixão.
O primeiro contato com o ouro…
Uma grande amiga de Alânia, que trabalhava com moda, foi quem lhe deu o contato de uma indústria de joias de São Paulo, iniciando uma parceria que persiste até hoje. O primeiro pedido para essa fábrica fora muito especial, 2 anéis para a festa de debutante de suas filhas gêmeas, além de outras peças que foram vendidas para a família e algumas amigas.
Da limpeza de fossas às joias…
Infelizmente, após a festa de 15 anos de suas filhas, Alânia se separa, e se muda para Arapiraca, onde vive até hoje. Mesmo vendendo joias, e com sua veia de empreendedora, Alânia iniciou sociedade e abriu uma loja de decoração e construção, mas também não teve sucesso devido incompatibilidades. Então Alânia comprou um caminhão que faz limpeza de fossa e atendia a prefeitura da cidade e algumas residências.
A garra transformou sonho em realidade!
Com o suporte das filhas, Alânia decidiu parar de limpar fossas e abrir em sua casa um escritório onde passaria a vender somente joias. Hoje, Alânia tem seu próprio escritório e loja. Está presente há 15 anos no segmento joalheiro, tem 4 filhas, 2 formadas em medicina, 1 cursando medicina e 1 bebê de 3 anos, além de 1 neto também de 3 anos. Alânia Maria deixa para todos os nossos assinantes do Gold Clube que a força e a garra de que quando queremos algo, e se persistirmos nos nossos sonhos e objetivos, sempre é possível alcançá-los!Sigam e se inspirem ainda mais @alaniajoias